Escolha uma Página

Café faz mal para o intestino?

Nem preciso lembrar o quão importante é a hidratação para a saúde de todos nossos órgãos!

Nosso corpo precisa muito de água para as reações químicas em nível molecular, troca de micronutrientes. Poderíamos dizer que quase tudo depende de água para funcionar.

Quando ingerimos pouca água, o intestino vai absorver o máximo possível deixando as fezes secas, que dificultam os movimentos intestinais e a evacuação.


Causando constipação intestinal por trânsito intestinal lentificado e dificuldade da eliminação das fezes, podendo causar traumas, levando a a hemorroidas e fissuras anais por exemplo

Enquanto que a importância da água é indiscutível, o consumo de café é mais polêmico!!!
Primeiramente; existe uma diferença muito grande entre os compostos químicos do grão verde e do grão após a torragem.


Estima-se que o grão de café torrado possua mais de 2000 compostos químicos.
Além disso, a composição química da bebida é dependente das espécies de café utilizadas, Sem contar as impurezas, cerca de 70% que podem entrar no processo de moagem do café

Além da influência da espécie de café, o tipo de processamento a que os grãos verdes são sujeitos (via seca, úmida ou mista, descafeinização), o grau de torra e de moagem, assim como o método de preparação da bebida (filtro, expresso, cafeteira, fervido, etc), irão igualmente contribuir para a variação da composição química da bebida final.

Não vou falar dos efeitos café para o sistema nervoso central, metabolismo, nem dos efeitos gástricos, como azia.
A nível intestinal, um efeito pouco conhecido é a sua ação inibitória sobre a absorção do ferro de origem vegetal. Portanto quem tem anemia ou deficiência de ferro não deve consumir café durante ou até 1h após as refeições.

O café ainda aumenta a contração da musculatura intestinal acelerando o trânsito intestinal, e tem efeito prébiotico.


Finalmente, a frequência de ingestão, os hábitos alimentares, o estilo de vida (consumo de álcool e/ou tabaco) e a predisposição genética individual para o desenvolvimento de determinadas doenças poderão de igual modo influenciar os efeitos do café na saúde.

Lembre-se que nada em exagero é bom.

Ficou com alguma duvida? Entre em contato:

Telefone: (11) 97805-4387

(11) 4395-1284 / (11) 99866-3632

Será que é hemorroida?