Diverticulite é uma inflamação dentro de um divertículo, na parede interna do intestino. Os divertículos são formações pequenas, como saculações ou “bolsas”, que ao inflamarem, causam a doença.

​Como os divertículos se formam?

Não se sabe exatamente porque os divertículos se formam. Uma das teorias é que dietas pobres em fibras contribuem para que eles se desenvolvam. Com pouca fibra na dieta, as fezes ficam muito duras, o que causa a constipação intestinal. Com isso, é necessário um esforço maior para evacuar, o que provoca uma pressão no cólon e nos intestinos, formando essas herniações da mucosa do intestino, em áreas de mais fragilidade da parede intestinal, que fica com aspecto de saculações.
Além de uma dieta pobre em fibras, são considerados fatores de risco para a diverticulite idade superior a 40 anos, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Quais são os sintomas da diverticulite?

Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais. Pode ocorrer também sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite.
Pessoas que têm divertículos, mas não possuem inflamação não costumam ter sintomas. Nesses casos, os divertículos podem ser identificados em exames de rotina, como a colonoscopia.

Como diagnosticar a diverticulite?

Conforme dito acima, a colonoscopia pode identificar que a pessoa tem divertículos, porém, não é considerada o exame ideal em caso de suspeita de diverticulite, pois nesse caso específico, pode piorar o processo e aumentar o risco de perfuração. Nesses casos a tomografia computadorizada é o exame mais indicado porque permite uma visualização melhor do processo por fora do intestino, identifica as complicações como pus e perfuração.

Alguns exames de sangue, de imagem (como ultrassom e raio-x) e ressonância magnética também são caminhos para identificar o problema.

Qual o tratamento para a diverticulite?

Varia de acordo com a gravidade de cada paciente. Fora dos quadros de inflamação, mudanças no estilo de vida, principalmente na dieta, com maior ingestão de fibras e líquidos, podem prevenir a inflamação. Em momentos de crises, é muito importante que o paciente procure ajuda médica, para verificar o grau de inflamação. O tratamento pode ser apenas com dieta líquida e antibióticos orais, e pode ser feito tratamento domiciliar.
Nos casos mais graves, quando há evolução para problemas como peritonite e infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos intravenosos, internação hospitalar e, às vezes, tratamento cirúrgico.

Cirurgia: em quais casos é necessário?

São duas as possibilidades de cirurgia: ressecção primária do intestino com reconstrução imediata ou ressecção intestinal e realização de uma colostomia (acesso externo para liberação das fezes em localização anterior à lesão) temporária, que será revertida após aproximadamente 12 semanas.
Os procedimentos podem ser realizados por via convencional (com corte), por vídeo-laparoscopia ou, com uma técnica mais moderna, por cirurgia ​robótica de forma minimamente invasiva com nítidos ganhos relacionados à dor e às complicações.

Saiba mais: O que é Diverticulite?

Como prevenir a diverticulite?

Como a doença pode estar vinculada à uma dieta pobre em fibras, a mudança na alimentação é fundamental.
Aumentar o consumo de fibras com frutas, legumes, verduras e grãos (como mamão, laranja, damasco, alface, rúcula entre outros) e beber bastante água (2 litros por dia, ao menos) diminuem os riscos. Não fumar e praticar exercícios físicos também ajudam a prevenir a doença.​​

Uso de probióticos, e alguns anti-inflamatórios específicos para o intestino podem ser usados também.

O que é diverticulite?