Vamos conhecer mais sobre Pólipos!

As mucosas são revestimentos importantes em nosso corpo, presentes em locais como nariz, boca, ânus e útero, que contam com a umidade fornecida pelas glândulas.

Mas o que são os pólipos?

São pequenos crescimentos anormais que podem surgir nestas mucosas, parecendo cogumelos ou verrugas.

Eles podem aparecer no nariz, ânus e até na cavidade uterina. Uma boa notícia é que, na maioria dos casos, os pólipos são benignos e não são um tipo de câncer.

No entanto, os médicos utilizam o surgimento de pólipos no corpo do paciente como um sinal de alerta para câncer, fazendo com que esse paciente tenha que receber um acompanhamento médico mais atencioso para essas patologias.

Quais as causas de pólipos?

Existem várias razões pelas quais os pólipos podem surgir. No caso dos intestinais e anorretais, eles podem se manifestar devido a condições como a Doença de Crohn e Retocolite, mas também por fatores de risco como excesso de peso, diabetes ou alimentação induzida (embutidos, defumados, carne vermelha, dieta pobre em fibras…), tabagismo, etilismo, além do próprio envelhecimento. Existem ainda doenças genéticas que predispõe a formação de diversos pólipos.

Quais os sintomas de pólipos?

A maioria dos pólipos, principalmente no incício, não causam nenhum sintoma.

Em alguns casos, os pacientes podem sentir dor abdominal e uma sensação estranha após a evacuação, como se algo ainda estivesse presente. Mudanças na cor das fezes, bem como a presença de muco e/ou sangue nas fezes, também podem ocorrer.

Como é o tratamento dos pólipos?

No caso dos pólipos intestinais, eles devem sempre ser retirados, a retirada desses pólipos através do exame de colonoscopia previne que esse pólipo cresça e se torne lesão cancerígena.

Portanto a colonoscopia é o melhor exame para se identificar e tratar os pólipos intestinais. E portanto previnir o câncer intestinal.

Estou aqui para oferecer todo o apoio e esclarecer suas dúvidas sobre o tratamento mais adequado para você. Conte comigo!

Marque sua consulta e vamos caminhar juntos nesse processo de cuidado e bem-estar!

Entre em contato: