Em alguns casos podem ser realizados procedimentos não cirúrgicos no consultório, para controle de sintomas das hemorróidas, principalmente o sangramento. Normalmente são procedimentos indolores ou pouco dolorosos realizados sem anestesia, ou com anestesia local.

LIGADURA ELÁSTICA

Consiste na aplicação de um elástico na base da hemorróida interna, fixando ela no canal anal, corrigindo o prolapso e dimuindo o fluxo sanguíneo, e com isso as hemorróidas diminuem de tamanho, e param de sangrar.

Uma a três bandas elásticas podem ser colocadas em cada sessão. Em geral o procedimento não causa dor, mas o paciente pode sentir desconforto, com sensação de vontade de evacuar (tenesmo). Pode haver algum sangramento 5 a 7 dias depois da ligadura, quando as hemorróidas ligadas “caem”.

Este procedimento é indicado para hemorróidas internas. Em alguns casos podem ser necessários outros procedimentos, ou mais de uma sessão de ligadura.

É um dos procedimentos ambulatoriais mais comumente realizados para hemorróidas, com bom resultado clínico poucas complicações. Mas é bom informar que pode haver recidiva de sintomas em alguns pacientes após algum tempo do tratamento.

Ligadura elástica das hemorróidas

ESCLEROTERAPIA PARA HEMORRÓIDAS

No tratamento por esclerose é injetado um agente esclerosante (uma solução química) na base da hemorróida, provocando a degeneração do tecido da hemorróida. Embora a injeção cause pouca ou nenhuma dor, pode ser menos eficaz do que a ligadura com elástica.